Vitaminas – O que é e como tomar [Vídeo]

As vitaminas são compostos orgânicos que existem nos alimentos, e são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. A falta das vitaminas pode levar a doenças. Nosso corpo precisa de 13 vitaminas diferentes, porém, nosso organismo consegue produzir apenas uma, a vitamina D.

Suas funções são muitas: regular enzimas, hormônios, ajudar na manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular, na manutenção do funcionamento cerebral e do equilíbrio de todo o organismo. As vitaminas podem evitar doenças como osteoporose, insônia, a depressão, cálculo renal, entre outras doenças. Pesquisas mostram que a maioria das pessoas tem deficiências em uma ou mais vitaminas, o que pode acontecer devido à alimentação precária e pobre de nutrientes.

Com a correria do dia a dia, as pessoas acabam se alimentando mal, sem conseguirem ingerir aquilo que o corpo realmente precisa – e, também, há o estresse, a poluição, o uso de alguns medicamentos fazem com que nós precisemos de ainda mais vitaminas para sermos saudáveis.

A disfunção das vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose. Para que possamos repor as vitaminas em nosso corpo, devemos nos alimentar de maneira correta e procurar alimentos que tenham as vitaminas que precisamos. O betacaroteno (pró-vitamina A) depois será convertido em vitamina A em nosso organismo. Dentre seus benefícios, está o fato de ser antioxidante, ajudar a prevenir o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e também retardar o envelhecimento.

Protege a pele contra os raios solares, ajuda na imunização e na visão. Os alimentos que apresentam essa vitamina são fígado, cenoura, queijo, pimentão, ovos, couve, tomate, entre outros. As vitaminas do complexo B fornecem energia e são importantes também para o sistema nervoso central. As vitaminas C também tem função antioxidante e são importantes para o sistema imunológico, e estão presentes no kiwi, brócolis, tangerina, mamão, laranja, maracujá, entre outros.

Temos ainda a vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio, muito importantes para nossos ossos. Os alimentos que possuem vitamina D são atum, sardinha, cogumelos, leite, gema de ovo, entre outros. A vitamina também funciona como antioxidante, previne doenças neurológicas e pode ajudar a aliviar a TPM.

Além das vitaminas, os minerais também desempenham funções importantes para nossa saúde. O cálcio é um mineral que protege nossos ossos e dentes, ajuda a regular os batimentos cardíacos, ajuda a coagulação do sangue e na transmissão de impulsos nervosos. Outro mineral de grande importância para a formação dos ossos e de seretonina é o magnésio. Tem poder relaxante, beneficiando a saúde cardiovascular. O ferro também é muito importante para o sistema imunológico, e previne o tratamento de anemias, além de outras vantagens.

Ainda temos o zinco que, além de algumas vantagens já citadas em outros minerais, ajuda a cicatrização de feridas e a melhorar a fertilidade. O cromo é um mineral que melhora a ação da insulina e regula a glicose do nosso organismo. Reduz níveis de colesterol e evita doenças cardiovasculares. Além de ingerir frutas, legumes e verduras que possuem essas vitaminas e nutrientes, as pessoas também podem ingerir comprimidos multivitamínicos para suprir a necessidade do corpo.

 

 

 

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