Pré-Treino Suplemento – O que é, e como tomar

O que são suplementos pré-treino? Um amigo outro dia me contou que a febre na academia que ele frequenta é sobre qual suplemento pré-treino o outro está tomando.

Enquanto, na verdade, toda a questão é: vale a pena investir nos suplementos pré-treino? Um suplemento pré-treino deve ser utilizado apenas depois de ter reorganizado sua educação alimentar.

Deve-se sempre dividir todas as refeições em seis porções, que precisam ser realizadas a cada três horas. É proibido praticar atividade física em jejum. Isso pode causar uma bruta redução na performance do treino porque queimará as reservas de carboidratos do corpo – os músculos – para que não ocorra um quadro de hipoglicemia.

Por isso que uma refeição pré-treino deve ser realizada sempre UMA HORA antes e tem que ser rica em carboidratos e com um pouco de proteína. Outros alimentos como castanhas do Pará (por conter selênio e vitamina E) podem ajudar a manter os níveis de glicemia e ajuda na fase pré-treino.

Levando em consideração seu peso, uma refeição pré-treino deve fornecer de 100 a 200 calorias. Segue alguns alimentos que podem ajudar a manter uma dieta equilibrada e manter o sucesso de uma ótima performance:

  • Arroz: tem alta concentração de carboidratos, baixo teor de gordura e uma ótima quantidade de fibras.
  • Aveia: pequenas porções oferecerem uma boa quantidade de carboidratos. Pode ser consumido com um iogurte com fruta.
  • Banana: fácil de comer e muito nutritiva, a banana é a número um dos alimentos dos corredores no pré-treino.
  • Bolachas salgadas: ideal para quem não tem muito tempo de investir no pré-treino.
  • Pão: sua digestão mais rápida é ideal para quem pratica corrida. Uma sugestão seria um sanduíche com queijo magro e geleia.

Quem tem pouco tempo para se alimentar pode também utilizar um gel de carboidratos, que é facilmente absorvido.

Existem muitos suplementos pré-treinos que podem ser utilizados. Depende bastante da modalidade esportiva como endurance, exercício de força e resistência que podem ajudar a potencializar o treino e aumentar o rendimento. Outros benefícios dos suplementos pré-treinos é aumentar o desempenho e afastar a fadiga. E o mais importante: evitar que sejam utilizados os estoques – seus músculos – para fornecer energia necessária ao treino.

Como tomar pré-treino

Os suplementos pré-treinos são utilizados de 15 a 30 minutos antes do treino. Os suplementos mais usados são aminoácidos, carboidratos de alto índice glicêmico e estimulantes.

Nas atividades chamadas de endurances, como ciclismo, natação e corrida, os mais utilizados são os de cafeína, BCAA, beta alanina e o gel de carboidratos. Já para força e resistência (musculação, treinos funcionais, levantamento de peso) indica-se creatina, BCAA, glutamina, cafeína, D- Ribose e beta alanina.

Alguns especialistas indicam usar o whey protein apenas no pós-treino quando precisa haver reposição de proteína. Lembrando que a dieta e o programa de alimentação também fazem parte do treinamento e no período pré-treino é fundamental evitar alguns alimentos laxativos, ou que produzam gases e que ofereçam algum desconforto. Para cada fase do treino é indicado um determinado tipo de suplemento. Procure sempre orientação.



Leia também: Vitaminas