Glutamina Suplemento – O que é, e como tomar

A glutamina é um suplemento que vem sendo muito bem aceito pelos atletas e por profissionais em nutrição. Na prática, a glutamina é um aminoácido que já existe no corpo humano e está envolvido na formação do tecido muscular.

A suplementação com glutamina só é um complemento aos níveis desse aminoácido que todos nós já temos, e que é tão importante para o organismo.

A falta de glutamina nos músculos pode ser prejudicial para a hipertrofia. Por isso, o suplemento é recomendado para evitar o esgotamento da glutamina no tecido muscular durante a prática de atividades físicas de alta intensidade, como a musculação, por exemplo. A glutamina é fundamental para garantir o bom rendimento dos atletas. Ela ajuda a desenvolver força e resistência e atua fundamentalmente na construção da massa muscular magra.


O aminoácido é recomendado para todas as pessoas que treinam forte nas academias e, também, para atletas que precisam de resistência e energia, como corredores profissionais, nadadores e maratonistas. A suplementação com glutamina é muito eficaz. O aminoácido ajuda a reduzir os níveis de quebra do tecido muscular. Além disso, o suplemento também contribui muito para o sistema imunológico.

A glutamina tem algumas funções básicas no organismo. Ela ajuda a diminuir significativamente a quebra do tecido muscular, contribui para o acúmulo de aminoácidos nas células, estimula a hipertrofia muscular, recupera os músculos depois de exercícios intensos e aumenta os níveis de hormônios no organismo. A suplementação com glutamina também é eficiente para a queima de gordura acumulada.

Glutamina é um aminoácido muito importante para o corpo humano. Segundo pesquisas científicas, ela ajuda a potencializar o metabolismo das proteínas e reduz traumas físicos. A reposição do aminoácido é muito recomendada por médicos e nutricionistas.

Benefícios da glutamina

Como não poderia deixar de ser, a glutamina tem uma série de benefícios para o corpo humano. Em primeiro lugar, ela ajuda a preservar e recuperar os músculos depois dos treinos físicos. Além disso, o aminoácido tem ação antioxidante, contribuindo no combate aos radicais livres.

A glutamina é fundamental para a resistência, para diminuir os riscos de infecções e pode ser transformada em açúcar para gerar energia para o organismo. O aminoácido também está envolvido em atividades imunológicas.

A glutamina deve ser usada como suplementação por todos os atletas que tenham treinos físicos de alta intensidade e rendimento. Antes de iniciar o uso, é necessário consultar um nutricionista ou médico para buscar orientações sobre o produto e para constatar as carências nutricionais do organismo.Vale lembrar que a glutamina já é produzida em nosso corpo, e também pode ser encontrada em diversos tipos de alimentos, como carnes e derivados do leite.

Efeitos colaterais

A glutamina já está naturalmente presente em nosso corpo. Como suplemento, o aminoácido é indicado para aumentar os níveis de força física e para otimizar o ganho de massa muscular durante a musculação. O suplemento já foi aprovado em estudos científicos e nenhum efeito colateral foi constatado em testes realizados em laboratórios. Sendo assim, a glutamina é considerada segura para a saúde.

Como tomar onde comprar

A glutamina deve fazer parte de uma dieta balanceada. O suplemento pode ser consumido diariamente na quantidade de dois a seis gramas. Para atletas de alto rendimento, o consumo ideal é de 10 gramas por dia. A recomendação é tomar a glutamina depois dos treinos e antes de dormir.



Leia também: Creatina