Chá Verde – O que é, e como tomar

O chá verde é um chá oriental, feito da planta Camellia Sinensis, muito popular no Brasil pelos seus inúmeros benefícios. O chá verde é rico em flavonoides chamados catequinas, fitoquímicos que são responsáveis pela maioria de suas propriedades saudáveis. Além disso, o chá também tem cafeína.

A planta originária do chá verde é a mesma que do chá preto e branco, porém, no caso do chá verde, suas folhas sofrem pouca oxidação durante o processamento. Os benefícios do chá verde são muitos e, se você ainda não conhece, vale a pena saber. O chá verde incentiva na quebra de gorduras do nosso corpo, promovendo o emagrecimento e a queima de gordura, prevenindo diabetes e hipertensão. O chá também tem o poder de acelerar nosso metabolismo.

A bebida tem o poder de combater os radicais livres no nosso organismo, e atua na prevenção de doenças como câncer, cardiovasculares, e protege até o cérebro, devido às catequinas antioxidantes presentes no chá. Ele ainda ajuda a prevenir o colesterol e possui ativos que colaboram para o rejuvenescimento celular. Não é incrível?

Seu gosto é um pouco amargo, mas, diante de tanto bem que ele pode fazer pelo nosso corpo, isso é apenas um mero detalhe. O chá verde possui nutrientes como manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, K, B1, B2, fundamentais para nossa saúde. Ele ainda facilita na digestão, melhora a memória e desintoxica o organismo. Para preparar o chá verde, basta colocar água para ferver, e quando começar a fazer bolhas, desligue o fogo, acrescente a erva e deixe em infusão por cerca de três minutos.

Nosso corpo armazena as calorias extras que ingerimos transformando-as em gordura. As catequinas presentes no chá interferem na oxidação dessas gorduras, reduzindo o colesterol que circula pelo organismo e, através de seu poder antioxidante, inibe as enzimas responsáveis por absorver gordura dos alimentos, reduzindo a absorção de gordura através da alimentação.

Sendo assim, o organismo se vê obrigado a queimar suas gorduras em reserva, levando ao emagrecimento, entre outras vantagens. Porém, é importante lembrar que para que o processo de emagrecimento aconteça, devemos aliar o chá verde com uma dieta balanceada e prática de exercícios físicos regulares.

Efeitos colaterais

Apesar de todos os benefícios, se ingerido em excesso também pode provocar alguns efeitos colaterais. A indicação de consumo é de quatro a seis xícaras por dia. Por possuir cafeína em sua composição, pode levar à insônia e gastrite. A cafeína prejudica na absorção do ferro e da vitamina C, por isso, não é indicado tomar chá verde logo após as refeições.

Se consumir em excesso, a cafeína também pode levar à irritação, agitação, dor de cabeça e aumento dos batimentos cardíacos. Outros efeitos colaterais que podem ser causados pelo chá são náuseas, dores no estômago, vômitos e diarreia. As mulheres grávidas devem evitar o consumo do chá devido à quantidade de cafeína e por seus antioxidantes poderem prejudicar o tubo neutral do feto. Por isso, se for ingerir o chá, tome cuidado com seus efeitos e preste atenção se você não possui nenhuma reação contra algum elemento de sua composição.



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