Caseína Suplemento – O que é, e como tomar

A caseína é a proteína mais comumente encontrada no leite, tendo vários subtipos. É comumente utilizada para substituir refeições em períodos que a pessoa precisará ficar muito tempo sem comer. A caseína tem crescido como suplemento alimentar, pois tem absorção mais lenta pelo organismo, sendo orientado o seu uso antes de dormir.
A caseína reduz a síntese de proteínas, que são absorvidas sem quebras pelo corpo, tendo grande utilização anti-catabólica. Com a sua absorção lenta, a caseína é recomendada para pessoas que estão em dieta para perder peso, evitando a perda de massa magra.

Vendida em pó, não é solúvel em água, demorando mais para ser preparada. A caseína pode ser micelar ou isolada. A caseína micelar é obtida por processos de filtração sem aditivos, que aumenta a atividade da massa magra. Já a caseína isolada é obtida pela ação de um coagulante, e se busca a maior síntese possível, reduzindo gorduras e carboidratos.

A molécula da caseína forma um gel em torno da parede do estômago, o que garante a sua absorção entre quatro e sete horas. A absorção gradual de proteínas ao longo de um grande período ajuda a manter a massa magra, recuperar os músculos e não perder os ganhos do treino do dia.

Todas as pessoas que não tenham alergia ao leite e que não tenham nenhum grau de autismo. A caseína deve ser utilizada por atletas de alta performance, não sendo aconselhada para pessoas que fazer exercícios por laser. A substância é segura para cardíacos e diabéticos, e também pode ser utilizada por mães gestantes. Gestantes e idosos devem tomar caseína apenas com indicação médica.

Benefícios

A caseína permite a suplementação noturna e de longo prazo, ao contrário da maioria dos suplementos, que são absorvidos rapidamente e deixam de agir sobre o corpo dentro de poucas horas. Tem capacidade de inibir o apetite e, também, ajuda a estimular o cérebro, gerando uma sensação de felicidade.

Assim, a caseína aumenta a nutrição muscular, ajuda no crescimento dos músculos e nos ganhos de força em longo prazo. Quando a pessoa vai dormir, os músculos podem ficar muitas horas sem receber proteína alguma, podendo catabolizar. Também, a caseína ajuda a regular o tempo de trânsito das proteínas pelo intestino. Dessa forma, a caseína ajuda a absorver aminoácidos e proteínas pela parede intestinal, pois fica exposta por mais tempo.

Efeitos colaterais

Se consumida em excesso (é recomendável duas vezes ao dia), a caseína pode causar náuseas, diarreias e vômitos. Por ser uma proteína do leite, algumas pessoas notam aumento do inchaço durante o uso de caseína. Pode causar constipação intestinal, devido ao seu trânsito lento. Nenhum outro sintoma foi vinculado ao uso de caseína.

Como tomar e onde Comprar

A caseína deve ser tomada, preferencialmente, à noite. Alguns atletas também a usam no pós-treino. As instruções devem ser observadas as instruções do rótulo, mas, normalmente, uma medida que vem junto com a embalagem em um copo com água. Por não ser hidrossolúvel, o atleta precisará misturar na coqueteleira por mais tempo que outros suplementos.



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