Beta-alanina Suplemento – O que é, e como tomar

A Beta-alanina é um composto que age nos músculos com o objetivo de aumentar sua performance. A Beta-alanina não constrói o tecido muscular, como a alanina faz.

Na verdade, a Beta-alanina trabalha para aumentar o ânimo e disposição, e pode ser utilizado também por não atletas, para a realização de suas atividades cotidianas.

A Beta-alanina trabalha para reduzir a acidez no músculo, o que é importante para evitar câimbras e fadiga muscular. A produção de ácido lático nos tecidos musculares causa uma redução da performance do atleta, que se sente cansado e com dores.

Por isso, a Beta-alanina é uma suplementação importante e, mesmo sem trabalhar para aumentar os músculos, tem papel essencial para ajudar o atleta a realizar seu treino sem sentir dor ou cansaço. A Beta-alanina ajuda as células do corpo a aumentarem a capacidade anaeróbica. Ou seja, as células continuam trabalhando bem mesmo que exista uma deficiência de oxigenação, o que causaria câimbras.

A Beta-alanina é responsável pela formação de um dipeptídeo chamado carnosina. A carnosina, componente muito comum nos músculos naturalmente, age no corpo para evitar a produção de grandes quantidades de ácido lático. Assim, a Beta-alanina consegue aumentar a capacidade do atleta em realizar exercícios repetitivos (como fisiculturistas); alarga a resistência aeróbica para praticantes de esportes cardiovasculares (como corredores e ciclistas) e aumenta a massa muscular, por gerar mais carnosina nos músculos, que aumenta a densidade muscular.

A Beta-alanina é altamente recomendada para atletas de todas as modalidades esportivas que exijam força, potência e resistência muscular. Também pode ser utilizada por pessoas que não treinam, para evitar as dores decorrentes de trabalhos repetitivos, como os que exijam permanecer muito tempo em frente ao computador. Não há nenhuma contraindicação, por ser uma substância presente nos músculos naturalmente.

Benefícios

A Beta-alanina aumenta significativamente os efeitos de força e resistência muscular, otimizando os resultados dos treinos. Por reduzir a fadiga e as câimbras, a Beta-alanina permite treinos mais longos e pesados, o que acarreta maior massa muscular, pois o músculo aceita mais estímulos sem sentir câimbras e fadiga.

Assim, a Beta-alanina dá um efeito de pump, ou seja, de inchaço após o treino, o que aumenta a irrigação muscular, amplia a absorção de nutrientes e evita o músculo de catabolizar. Com isso, a Beta-alanina aumenta a densidade dos músculos. A Beta-alanina também aumenta a performance da dieta, por esse efeito de pump.

Efeitos colaterais

O efeito colateral mais comum da ingestão de Beta-alanina é os formigamentos no corpo logo após a ingestão, que desaparece em cerca de uma hora depois da ingestão. Algumas pessoas sentem coceira no corpo, que se reduz ao longo do uso da Beta-alanina. Esses efeitos ocorrem não pela eficácia da Beta-alanina, mas é uma reação comum quando o corpo atinge a quantidade máxima de carnosina necessária. Não é um efeito que traga malefícios ao atleta.

Como tomar e onde comprar

A dosagem comumente utilizada é de três a seis gramas ao longo do dia. A Beta-alanina pode ser encontrada em cápsulas e tabletes. É recomendado seu uso no pré e pós-treino, tomando uma cápsula a cada ingestão. Deve se observar as recomendações do nutricionista e do rótulo do produto.

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